sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

5 dicas para superar o medo de avião

Quem nunca sentiu um friozinho na barriga quando o avião decolou ou passou por uma turbulência? Embora seja uma atitude bastante natural, em alguns casos torna-se um problema quando, por exemplo, este medo começa a lhe impedir de viajar ou lhe deixa tão tenso que você só pensa em sair logo dali.
Há algumas pessoas que, apenas por saberem que a viagem está próxima, ficam mais ansiosas, perdem o sono e na hora de fazer o check-in as mãos suam como se estivesse indo para a guerra.
Se você passa por isso, não se preocupe! É possível seguir algumas dicas para evitar este medo e ter uma boa viagem.

1 – Respiração

Medo de avião
A respiração lenta e concentrada é o primeiro passo para um voo tranquilo
Essa é uma clássica técnica de relaxamento. Ao prestar atenção à sua respiração, a sua mente para de divagar sobre o que pode acontecer durante o voo. Para fazer isso, apenas respire calmamente e tente se concentrar na saída e entrada de ar. Se você não estiver conseguindo, faça uma contagem mental ou imagine algum lugar ou situação que gostaria de estar vivenciando. Essa é uma técnica que dá certo com algumas pessoas, mas comigo não. Não consigo controlar a mente somente escutando a respiração. Se você é igual a mim, vamos seguir para a próxima etapa.

2 – Passatempo

Medo de avião - passatempos
Passatempos, como palavras cruzadas, podem ajudar a relaxar
Ler algo do seu interesse pode afastar rapidamente qualquer medo. Mas lembre-se que a leitura precisa ser algo que realmente lhe agrade. Levar aquele livro que você começou a ler e não conseguiu terminar não vai lhe ajudar em nada. Tente um livro ou revista de fácil compreensão, que não tire sua atenção daquele barulhinho estranho que está vindo da turbina. Caso você não consiga ler, escute as suas músicas preferidas e em pouco tempo você se acalmará.
Se a música e a revista não resolverem, compre uma daquelas revistinhas com jogos como sudoku e palavras cruzadas. Seu cérebro terá a atenção voltada para uma atividade e assim o tempo passará mais rápido.

3 – Conversar

Medo de avião - conversar ajuda
Conversar com alguém durante o voo é uma das alternativas para esquecer o medo de voar
“Será que está chovendo lá?” Puxar papo sobre o tempo é uma dica infalível para iniciar uma conversa e ótima também para lhe acalmar. Já ouvi relatos de pessoas que ficam tão nervosas que pedem para o passageiro ao lado as abraçarem ou fazerem uma reza juntos. Se você não é tão atirado assim, fique apenas na conversa. Tente não falar muito sobre os seus medos porque isso só vai trazê-los à tona novamente. Além disso, a pessoa ao lado pode ser uma daquelas pessimistas que acham que qualquer detalhe pode dar errado e lhe deixar ainda mais nervoso.

4 – Calmantes naturais

Medo de avião - calmantes naturais
Os calmantes naturais muitas vezes ajudam a resolver o medo de avião
Não tome nenhum estimulante antes do voo, como refrigerantes e café, porque eles vão lhe deixar ainda mais elétrico. Os chás de camomila, maracujá e cidreira são uma boa pedida para se acalmar naturalmente. Eu não aconselho nenhuma medicação porque alguns remédios podem lhe deixar bastante sonolento. Só os use caso seja uma prescrição médica.

5 – Psicólogo

Medo de avião - psicólogo
Caso seu medo de avião se torne mais grave, a saída é procurar um psicólogo
Se o medo persiste e está começando a lhe atrapalhar, o melhor é procurar a ajuda de um psicólogo. Sentir algum receio é normal tanto para quem viaja pela primeira vez quanto para quem já deu voltas ao mundo. Mas se esse sentimento começar a lhe causar constrangimento, converse com um especialista antes que isto se transforme numa fobia.
E lembre-se que o avião continua sendo um dos meios de transporte mais seguros que existem! As probabilidades de algo acontecer durante o voo são mínimas, então não se prenda a sons estranhos ou o fato de que faz tempo que um avião não cai e isso pode acontecer bem na sua hora. Pensamento negativo não vai lhe ajudar em nada, por isso tenha calma e aproveite o passeio!

0 comentários:

Postar um comentário