SURINAME - Paramaribo


E o que tem ali para atrair tanta gente? Cada povo imigrou ali por questões diferentes. Uns por ouro, caso dos brasileiros; outros por ligação a Holanda, caso dos holandeses e indonésios; outros por serem vizinhos próximos e por terem vindos para e da Guiana, ou Guiana Francesa pela ligação também, caso dos indianos e vietnamitas. Todos trazidos com promessas de um futuro promissor, nada diferente, pois essa é a regra básica na questão de imigração.
Templo Hindu
Há toda uma mistura de idiomas, e com certeza o menos usado é o holandês, e o mais usado é o taki-taki, uma mistura de holandês, inglês, Francês, português, tudo isso misturado com sotaques e expressões diversas, que formam o idioma local. Incrível!
Mesquita Muçulmana
A mão no transito é a inglesa, igual ao da Guiana, mas trafegam veículos brasileiros e da Guiana Francesa. As cores da população são variadas, há de todas e de todas as formas. Assim como as construções, principalmente expostas através dos templos.
Estilo Holanda
Estilo Caribe



Para mim, um viajante; Paramaribo é a cidade no continente americano mais exótica. Quem sabe um dia não retorne a ela, mas com o MotorZen.
E como me virei por ali? A vida ensina que onde tem garimpeiros, tem fartura, e muita gente fraterna. Basta apenas não querer saber do ouro deles. Fiquei uma semana na casa de um “barão” do ouro, um senhor brasileiro muito legal.
0 comentários:
Postar um comentário